sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Desafio diplomático | # 6


O desafio desta semana, proposto pelo "blog-mãe", consiste em analisar um anúncio de carro Publicado na revista "Veja". Segundo o desafio, um leitor se interessou pela oferta e a recortou. Neste caso, o leitor seria tanto o produtor como o titular do documento e a forma do recorte seria original.


A atividade propunha que avaliássemos a função exercida pelo anúncio em seus diversos contextos. Do ponto de vista da revista, ele exerce uma função publicitária, a mesma desenpenhada pela marca do automóvel, na caso a Hyundai. Já para o leitor, seria um comprovante da oferta que lhe interessou.

Se o leitor fosse à loja da Hyundai e descobrisse que a oferta anunciada pela revista era falsa e fosse ao cartório com o intuito de autenticar seu recorte e fazer, depois, uma denúncia no PROCON, ele teria que preencher um documento de reclamação, a cópia do anúncio e uma cópia de seus documentos pessoais e formaria um dossiê.

A cópia autenticada seria um documento tanto diplomática como legalmente autêntico, uma vez que atende aos requisitos necessários para ser um recorte de anúncio, tendo sua genuinidade garantida por uma autoridade competente que lhes conferiu assinatura e selo: o cartório.

O anúncio continha informações falsas, já que apresenta elementos que não correspondem à realidade. Seria verdadeiro se a oferta anunciada fosse compatível com o preço da loja.
Supondo agora que, passado algum tempo, um pesquisador de história usasse o anúncio para fazer sua tese de doutorado e seu amigo arquivista, tentando ajudar, localizasse o processo de reclamação, fizesse algumas cópias e as distribuisse para o pesquisador, para o orientador deste e para os professores que irão compor a banca avaliadora do doutoramento.

A partir dessas cópias, o anúncio seria historicamente autêntico. Elas comprovariam um processo de reclamação que realmente ocorreu.

O amigo arquivista do historiador provavelmente tiraria as cópias acervo do PROCON, onde o dossiê estaria arquivado na atividade fim do procon, em uma série relacionada a propagandas enganosas.

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