TRÂMITE | conceito e definições

Alguns termos/conceitos são muito utilizados e divulgados por nós, estudantes, profissionais e interessados em Arquivologia e Ciência da Informação. Mas realmente sabemos o que significam?

O Professor André propôs aos grupos da disciplina [Diplomática e Tipologia Documental] uma pesquisa continuada, na literatura especializada, por definições para alguns dos conceitos mais utilizados por nós, a fim de que ampliemos nosso conhecimento. Vide post.

Pelas próximas semanas, até o fim do curso, o CAArq UnB ficará responsável por encontrar, quantas existirem e forem possíveis, definições para o conceito trâmite de documentos. A cada semana deveremos dar três diferentes definições e suas respectivas referências. 
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TRÂMITE [documental]


Outras definições (27/JAN)

Tramitação
Paso de um asunto oficial por los trámites sucesivos que requerem su resolución.

Tramite
Forma de actuación concreta del procedimiento administrativo.

Diccionario de terminología archivística. 2. ed. Madrid: Ministerio de Cultura, 1995. (Normas técnicas de la Subdirección General de los Archivos Estatales, 1). Disponível em: <www.mcu.es/archivos/MC/DTA/Diccionario.html#_d.> Acesso em: 27 de janeiro de 2011.




TRAMITACIÓN: (fem.) Acción de tramitar. Paso de un asunto oficial por los trámites sucesivos que requiere su resolución. Aún cuando los expedientes son distintos etre sí por diversos conceptos en el caso de las Administraciones públicas, siguen un procedimiento regulado por las leyes en sus aspectos básicos: el procedimiento administrativo común. // POR FORMULARIO Es la simplificación y agilización de la gestión de aquellos expedientes que no requieren de modo imprescindible la redacción persona

TRAMITE: (Del lat. vg. trames, -itis, senda, deriv. de meare, pasar.) Paso de una parte a otra, o de una cosa a otra. Vía legal u oficial de un asunto. // (Cumplimentar, Cumplir, Llenar; Abreviar, Acortar). Formalidad. Cada uno de los actos oficiales que hay que realizar sucesivamente en la resolución de un asunto. Proceso que sigue un Documento desde su recibo hasta su eliminación. Desde que se inicia un asunto propiamente comienza el trámite de un expediente, que no concluye hasta que no hayan sido cumplidos todos los acuerdos que se dicten e intercalado su respectiva documentación. // Camino, medio o paso de un lugar a otro por cada una de las diligencias que exige la realización de un asunto hasta su conclusión. Proceso que sigue un documentos desde su recibo o un asunto desde su inicio hasta lograr las resoluciones procedentes.

ASOCIACIÓN DE ARCHIVEROS DE SANTA FÉ. Diccionario de Términos Archivísticos. Disponível em: < http://www.mundoarchivistico.com/index.php menu=diccionario&accion=ver&id=1181>. Acesso em: 27 de janeiro de 2011.




SEMANA 2 (3/DEZ)

Definição 1.
"O trâmite é o caminho que o documento percorre para cumprir a sua ação implícita em sua produção conhecido, também, como fluxo documental." (grifo nosso)



ALMEIDA, Rafaela Augusta de; RODRIGUES, Ana Célia. Identificação de tipologias documentais como parâmetro para avaliação de documentos contábeis. Artigo.pdf. Marília. Disponível em: <www.asocarchi.cl/DOCS/107.pdf>. 2007. Acessado em: 03 de dezembro de 2010.




SEMANA 1 (26/NOV)

Definição 1.
tramitação
Curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função
administrativa. Também chamado movimentação ou trâmite.


Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.232p.; 30cm. – Publicações Técnicas; nº 51. P. 164. (Acesse)


Definição 2.

"A tramitação “é a seqüência de diligencias e ações prescritas para o andamento de documentos de natureza administrativas, até seu julgamento ou solução” (BELLOTTO; CAMARGO, 1996, p. 74), ela é gerada pelos procedimentos burocráticos, ou seja, os documentos são produzidos visando uma ação."


ALMEIDA, Rafaela Augusta de; RODRIGUES, Ana Célia. Identificação de tipologias documentais como parâmetro para avaliação de documentos contábeis. Artigo.pdf. Marília. Disponível em: <www.asocarchi.cl/DOCS/107.pdf>. 2007. Acessado em: 26 de novembro e 2010.


Definição 3.

"El trámite es el proceso en el que se genera el tipo documental."
"Durante el trámite va generándose una serie de documentos cuyo cojunto dará lugar al expediente, los documentos básicos que componen el expediente."


Grupo de Trabajo de Archiveros Municipales de Madrid. Manual de tipologia documental de los municipios. Madrid: Consejeria de Cultura de la Comunidad de Madrid, 1988. (Archivos, Estudios, 2). P.16