segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O (re)começo!

Depois de um período sem um canal para contato direto e sistemático com as/os estudantes, o CAArq-UnB recomeça sua página na internet, tendo como principal motivação a demanda da/o estudante por um canal como este. Entretanto, excepcionalmente neste período letivo, a participação de um dos membros (Kiane) do CA na disciplina Diplomática e Tipologia Documental, ofertada pela Faculdade de Ciência da Informação - FCI, e ministrada pelo Prof. Dr. André  Ancona Lopez, impulsionou a concretização desta vontade.


Aqui falaremos das atividades desenvolvidas pelo CAArq e do próprio CA: estrutura, assembleias, happy hours, etc.; publicaremos notícias e materiais de produção científica, em geral, relacionados à Arquivologia e à Ciência da Informação; falaremos do movimento estudantil, dentro e fora da UnB; divulgaremos vagas de estágio; daremos dicas às/aos estudantes acerca de disciplinas, professoras/es; divulgaremos eventos (acadêmicos e para-acadêmicos); entre outros assuntos de interesse da comunidade discente de Arquivologia da UnB. E, aproximando a realidade do Centro Acadêmico à Diplomática, aplicaremos os princípios da disciplina à documentação acumulada pelo CA em função de suas atividades (de modo que ficará mais claro ao/à leitor/a à medida em que a página for desenvolvida)




O CAArq
O Centro Acadêmico de Arquivologia da Universidade de Brasilía foi fundado visando a atender a uma real demanda existe em todo corpo discente universitário: integração e representação. Sua institucionalização se deu no dia 20 de abril de 2004, quando da aprovação de seu estatuto.  Ele é a representatividade máxima das/os estudantes de Arquivologia da UnB; uma entidade sem fins lucrativos, salvo a necessidade de arrecadação que vise a cobertura de custos referentes a atividades do mesmo.

O que é um "centro acadêmico"?
Entidade que representa os estudantes de um mesmo curso e possibilita a discussão sobre os problemas e desafios, gerais ou específicos, no interior dele. Cabe ao CA desenvolver as lutas locais e promover a integração dos estudantes através de atividades culturais e acadêmicas. Cabe também representar nos fóruns gerais do movimento estudantil da instituição os estudantes do curso e realizar o diálogo com as entidades gerais (DCE, UEE, UNE e Executivas). Realizam eleições, anuais ou bienais, e também assembleias gerais do curso. Podem assumir a forma de DA (diretório acadêmico), representando os estudantes de mais de um curso ou faculdade dentro da Universidade (UNE). Veja mais na Cartilha de CAs/DAs.

O que é o "Movimento Estudantil"?
Mecanismo de representação estudantil, garantido e regulamentado por lei.

O que são "Diplomática e Tipologia Documental"?
A Diplomática, por definição, é a disciplina que estuda o documento em seu aspecto formal, aqui entendendo-se efetivamente  o documento registrado pois, como destaca Duranti (1995, p. 17)¹ qualquer documento escrito, em sentido diplomático, contém informação transmitida ou descrita por meio de representação, que irão refletir estruturas políticas, legais, administrativas e econômicas, constituindo parte integrante do documento escrito, uma vez que formulam ou condicionam idéias ou fatos que elegemos para que sejam o conteúdo do documento (via Queer Beings). E a Tipologia Documental é a ampliação da Diplomática em direção à gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora (BELLOTTO).


Mas o que a Diplomática e a Tipologia Documental podem ter a ver com o CAArq?
Em 2009, o Professor André iniciou um projeto, incorporado-o ao programa da disciplina Diplomática e Tipologia Documental, utilizando blogs como ferramenta didática e espaço para discussão científica de modo mais democrático, numa tentativa (que se tem mostrado muito bem sucedida, até então) de dinamizar o aprendizado e aproximar a teoria Arquivística e a Diplomática e a Tipologia Documental da realidade vivenciada em nosso dia a dia.


Dando liberdade de escolha do tema de suas páginas às/aos alunas/os, o Professor André trabalha com eles, ao longo do período letivo, conceitos de Diplomática e Tipologia Documental aplicados à realidade documental dentro de cada tema escolhido (veja os blogs dos períodos anteriores).


Aproveitando o "gancho", então, nós, Kiane e Lara, optamos por reconstruir a página CAArq-UnB na internet no âmbito da disciplina em questão, contando, honrosa e justamente, com a colaboração indireta dos demais membros da atual gestão (2010/2011) do CAArq-UnB: André Matheus (2º sem.), Apoena Aguiar(5º sem.), Blener Romero(2º sem.), Carlos Tiago/Marmota (9º sem.), Israel Gomes (4ºsem), Felipe Borges(6º sem.), Raimundo Junior(6º sem.) e Thiago Ferreira(2º sem.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário