sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Desafio diplomático | # 4


  • O desafio do Blog Mãe desta semana é agora relacionado a acervos fotográficos. A atividade consiste, basicamente, em analisar a classificação de algum acervo fotográfico da Funarte (Fundação Nacional das Artes) que através do projeto “Memória das Artes” (Confira) foi digitalizado e disponibilizado à consulta pública e, em seguida, aplicar simulações de três sistemas de classificação estudados.

Escolhemos o acervo "Atores do Brasil", que, além da biografia de vários atores, áudio de entrevistas e um vídeo sobre Maria Pompeu apresenta 319 imagens acompanhadas de uma rápida legenda que descreve a situação em que ela foi tirada, quem é - ou são - as pessoas na fotografia e, quando é conhecido, o ano e o fotógrafo. Algumas dizem também o nome do acervo ao qual a imagem pertence.

O objetivo do projeto, de acordo com a proposta descrita no próprio site, é digitalizar e disponibilizar na rede o maior número possível de documentos do acervo da Funarte. A classificação das imagens dos acervos, no entanto, não reflete nenhuma atividade desempenhada pela Fundação nem deixa claro suas origens. A organização das imagens no site é feita, primeiramente, por assunto (ex.: "Atores do Brasil", "Cenário e Figurino, "Walter Pinto") e depois organizadas por ordem de atores. Todas as Imagens de Carmem Silva, por exemplo, ficam agrupadas, uma seguida da outra. Aparentemente as imagens também estão separadas por ordem alfabética, mas antes da foto de Carmen Silva, por exemplo, havia uma intitulada "Maria Pompeu", o que nos deixou confusas. Veja:



Maria Pompeu posa em sua casa (Foto: Luciana Avellar)

Carmen Silva e Tony Ramos em ‘Ídolo de Pano’, novela da TV Tupi, de Teixeira Filho. Direção: Henrique Martins, 1974/1975. Fotógrafo não identificado. Acervo Carmen Silva

Carmen Silva, 1969. Fotógrafo não identificado. Acervo Carmen Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário