Não basta falar ou fazer, é importante saber o quê e compreender.
Alguns termos/conceitos são muito utilizados e divulgados por nós, estudantes, profissionais e interessados em Arquivologia e Ciência da Informação. Mas realmente sabemos o que significam?
O Professor André propôs aos grupos da disciplina [Diplomática e Tipologia Documental] uma pesquisa continuada, na literatura especializada, por definições para alguns dos conceitos mais utilizados por nós, a fim de que ampliemos nosso conhecimento. Vide post.
Mas o que é conceito?
O artigo Teoria do conceito (1972), de Ingetraut Dahlberg (leia na íntegra), nos auxilia, brilhantemente, na compreensão do que é conceito, quais tipos existem e como fazer definições de um conceito. Mas como boa instiga ao nosso conhecimento, Dahlberg não definiu conceito. Para que formulemos, cada um(a), nossa(s) própria(s) definição(ões), leiamos o artigo no link acima!
Pelas próximas semanas, até o fim do curso, o CAArq UnB ficará responsável por encontrar, quantas existirem e forem possíveis, definições para o conceito trâmite de documentos. A cada post destinado a este assunto, deveremos dar três diferentes definições e suas respectivas referências.
TRÂMITE [documental]
Definição 1.
Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.232p.; 30cm. – Publicações Técnicas; nº 51. P. 164. (Acesse)
tramitação
tramitação
Curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função
administrativa. Também chamado movimentação ou trâmite.
Definição 2.
ALMEIDA, Rafaela Augusta de; RODRIGUES, Ana Célia. Identificação de tipologias documetnais como parâmetro para avaliação de documentos contábeis. Artigo.pdf. Marília. Disponível em: <www.asocarchi.cl/DOCS/107.pdf> Acessado em: 26 de novembro e 2010.
"A tramitação “é a seqüência de diligencias e ações prescritas para o andamento de documentos de natureza administrativas, até seu julgamento ou solução” (BELLOTTO; CAMARGO, 1996, p. 74), ela é gerada pelos procedimentos burocráticos, ou seja, os documentos são produzidos visando uma ação."
Definição 3.
Grupo de Trabajo de Archiveros Municipales de Madrid. Manual de tipologia documental de los municipios. Madrid: Consejeria de Cultura de la Comunidad de Madrid, 1988. (Archivos, Estudios, 2). P.16
"El trámite es el proceso en el que se genera el tipo documental."
"Durante el trámite va generándose una serie de documentos cuyo cojunto dará lugar al expediente, los documentos básicos que componen el expediente."
"A tramitação “é a seqüência de diligencias e ações prescritas para o andamento de documentos de natureza administrativas, até seu julgamento ou solução” (BELLOTTO; CAMARGO, 1996, p. 74), ela é gerada pelos procedimentos burocráticos, ou seja, os documentos são produzidos visando uma ação."
Definição 3.
Grupo de Trabajo de Archiveros Municipales de Madrid. Manual de tipologia documental de los municipios. Madrid: Consejeria de Cultura de la Comunidad de Madrid, 1988. (Archivos, Estudios, 2). P.16
"El trámite es el proceso en el que se genera el tipo documental."
"Durante el trámite va generándose una serie de documentos cuyo cojunto dará lugar al expediente, los documentos básicos que componen el expediente."
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